Na quinta-feira (13), aconteceu a primeira reunião do Grupo de Compras da AEVI, que trouxe o coach executivo e sócio-fundador da Vorätte Strategic Sourcing, Renato Honorato, para falar sobre o uso da plataforma ChatGPT na área de compras. A palestra foi realizada no Hotel Intercity.

Renato Honorato destacou a possibilidade de conectar o ChatGPT a ferramentas de procurement, fazendo uma análise crítica da base de dados por meio da inteligência artificial. Um dos pontos fortes ressaltados por ele foi o fato de a inteligência artificial ser “ensinável”, podendo-se alimentá-la com uma variedade de perguntas e respostas que, à medida que são validadas ou corrigidas pelo usuário, constroem um perfil de conhecimento personalizado ou avatar. Naturalmente, ele recomendou cautela no compartilhamento de dados confidenciais da empresa e igualmente enfatizou o uso criterioso das informações fornecidas pela plataforma. O grande bônus da inteligência artificial é o ganho de tempo e eficiência graças à velocidade de processamento dos dados. A conclusão de Renato é que o pulo do gato no uso do ChatGPT é saber fazer as perguntas certas para obter o retorno desejado da ferramenta: “É preciso ter outro tipo de criatividade para usar melhor o ChatGPT”, acrescentando: “temos o recurso para usar a informação, cabe a nós saber interpretar e aplicá-la”.

Ao final, ele realizou uma rodada de teste ao vivo com algumas perguntas ao ChatGPT, uma experiência surpreendente e instrutiva. Os participantes puderam ver na prática como fazer uma consulta e especificar prompts.

Venha trocar ideias e experiências no próximo encontro do Grupo de Compras!